Sem categoria

Manutenção preventiva para restaurantes e bares: vantagens e benefícios

Manutencao-restaurante
Manutencao-restaurante

O investimento inicial para se ter um  bar, lanchonete, padaria ou restaurante não é baixo, tanto pelo número de licenças exigidas pela prefeitura e vigilância sanitária,  quanto pelo custo de equipamentos como fornos combinados, freezers, fatiadores, lava-louças e fornos rápidos.

Nesse caso, um grande problema é a falta de manutenção preventiva, o que acarretará em custos inesperados devido à reposição de peças,  do próprio equipamento ou do ambiente, como no caso de algum imprevisto relacionado a estrutura.

Para ajudá-lo a evitar dores de cabeça, preparamos este material especial, que explica em detalhes porque você não pode ignorar a inspeção preventiva no seu estabelecimento e os benefícios que são trazidos pensando de maneira antecipada.

Quer saber quais são as medidas preventivas que devem ser tomadas? Então continue lendo e confira tudo!

Tubulação, encanamento e rede de esgoto

Esses três itens são de extrema importância e quando não estão ok podem até mesmo impedir que o estabelecimento abra, afinal, pode causar prejuízos tanto no preparo, quanto para os clientes.

Todos os dias, corremos o risco de encontrar entupimentos e vazamentos, principalmente em lugares comerciais, como bares e restaurantes.

Os motivos do entupimento e dos vazamentos podem variar: folhas em ralos, sujeira em ralos, canos cheios de graxa, canos entupidos, etc. Isso pode causar grandes transtornos, principalmente para quem não consegue parar todos os dias, como lojas, bares e restaurantes. Uma pausa de um dia devido a um entupimento ou vazamento pode causar grandes perdas!

Por isso, é necessário pensar na manutenção preventiva, pois assim, você fica seguro de que nada de ruim vai acontecer no seu estabelecimento que possa causar prejuízos.

Nesse caso, o recomendado é chamar uma desentupidora de confiança para que faça essa manutenção na sua empresa. Leve em consideração principalmente se é uma desentupidora 24 horas, para que consiga te ajudar sempre que precisar, a qualquer hora do dia ou da noite.

Esse talvez seja o serviço preventivo mais importante, mas também existem outros que você precisa fazer para o bom funcionamento do estabelecimento e vamos abordar ao longo do artigo.

Quais os benefícios da manutenção preventiva?

A manutenção preventiva pode evitar prejuízos enormes, pois se você se antecipa nos possíveis problemas do seu estabelecimento, não vai ter que fechar as portas para fazer uma manutenção depois que acontece o imprevisto.

Entre alguns dos benefícios importantes da manutenção preventiva podemos destacar:

Manutenção preventiva garante a qualidade dos alimentos

Tomemos como exemplo o ventilador instalado em um forno de convecção. A função desses componentes é garantir uma circulação de ar uniforme, ou seja, garantir que o ar quente circule de maneira uniforme em todos os pontos da câmara.

Agora imagine se você não notou os defeitos nos capacitores dessas ventoinhas durante o uso extensivo deste aparelho (aliás, quase ninguém na cozinha perceberia problemas tão sutis).

O resultado da falta de manutenção preventiva é que, por exemplo, uma fornada de pão fica completamente irregular, parte da farinha crua e outros pães ficam totalmente queimados. Em outras palavras, no curto prazo, você perderá informações e, com o tempo, poderá até ver os clientes irem embora.

Afinal, não faz sentido ter a melhor engenharia de cardápio e a falha mais básica: a qualidade e o sabor da comida.

Evita a perda de investimento do próprio equipamento

É impossível vencer o Grande Prêmio da Fórmula 1 com um carro velho, certo? O mesmo vale para colaboradores que utilizam equipamentos desatualizados em bares, lanchonetes, padarias ou restaurantes ou não possuem experiência em cozinha.

Se você souber disso, poderá fazer o melhor investimento em equipamentos. Há monitoramento regular para garantir o melhor funcionamento técnico da máquina, reduzir o envelhecimento ou degradação e prolongar a vida útil das peças.

Qual a frequência para fazer a manutenção preventiva?

Não existe um período certo para que se tenha uma manutenção preventiva, o ideal é que seja feita pelo menos a cada 6 meses, que é o tempo que pode ser visto algum problema em equipamentos, principalmente naqueles que são utilizados com muita frequência.

Assim como a desentupidora, que pode fazer serviços não apenas de desobstrução, mas também de caça vazamentos, limpeza de caixas de gordura e tubulações. O mais importante é que você tenha uma empresa de confiança sempre ao seu alcance para te auxiliar nos momentos de necessidade e imprevistos.

E mais do que isso, uma empresa em que você confie para realizar o serviço e que tenha confiança para que realize os serviços na sua empresa.

Não deixe passar de seis meses a manutenção, muito menos passar de anos, pois quanto mais tempo sem manutenção mais caro e mais trabalho você vai ter quando precisar de chamar especialistas para realizar a manutenção em seu comércio.

Prejuízos de ignorar a manutenção preventiva?

Primeiramente, o primeiro prejuízo e desvantagem é em relação ao financeiro, pois por mais que uma manutenção preventiva gera custos, pode ter certeza que serão menores do que os custos de ter que realizar um serviço de emergência.

Além disso, se você fecha o serviço com uma empresa que vai sempre realizar as manutenções é possível ter bons descontos por conta da fidelidade. Logo, você vai perceber que os custos benefícios são melhores para quem faz serviços preventivos do que de quem espera algo acontecer para chamar uma empresa.

Outro ponto importante é que quando algo acontece no seu estabelecimento também é necessário fechar as portas, assim, mais do que prejuízo de ter que chamar uma empresa de forma emergencial, você também tem prejuízos de não vender seus produtos por um ou mais dias.

Assim, de modo geral, é extremamente importante que quando abrir seu bar ou restaurante você leve em consideração a necessidade de fazer a manutenção preventiva!

Seu bolso e seu negócio agradecem!

Related posts
Sem categoria

Trabalhando em home office: como controlar o latido do cachorro

Nos últimos meses, muitos de nós estão trabalhando em home office. Com o avanço da pandemia, as…
Read more
Sem categoria

8 Dicas Para Consertar A Ansiedade De Cães Em Viagens Rodoviárias

Para alguns cães, não há melhor tratamento do que umaviagemcom seus humanos…
Read more
Newsletter
Yummy Recipes
New fresh and healthy recipes in your inbox

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *